Desde o último dia 2, a Secretaria da Fazenda de Araguaína já disponibiliza o novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica no site da prefeitura. Empresários devem fazer o cadastro para acessar o novo sistema, a liberação da prefeitura é imediata e as notas já podem ser emitidas. “A ferramenta traz inúmeras vantagens, dentre elas a possibilidade de acessar o sistema por qualquer navegador de internet”, pontua o secretário Alberto Brito.
Por meio de licitação, a empresa de Santa Catarina, Beta Sistemas, é a nova responsável pelo gerenciamento do software. “Ao menos 50 notas fiscais já foram emitidas este ano pelo novo sistema. Mais de 400 empresas já foram cadastradas até o momento”, completa Alberto.
Como acessar
O empresário precisa se cadastrar no sistema. Ao acessar o site da prefeitura (www.araguaina.to.gov.br), no lado direito da tela, o usuário deve clicar no banner “Nova Nota Fiscal”. A seguir, ele deve acessar o link “Cadastro de Usuário” para preencher um formulário com os dados pessoais e da empresa. No link, é só clicar em “Cadastrar-se”, logo abaixo das lacunas de “usuário” e “senha”.
“Tudo acontece de forma simples e rápida. Um dos objetivos do novo software foi justamente simplificar a vida do empresário”, comenta o secretário.
Com o “usuário” e “senha” cadastrados, o empresário clica no banner ao lado, “Solicitação de Acesso”. A validação do cadastro é praticamente automática e um e-mail é enviado para o empresário confirmando a inscrição. Depois, é só dar continuidade aos trabalhos no link “Emissão de NF-e”.
Vantagens
O novo sistema disponibiliza ferramentas para tirar as dúvidas dos usuários, além de um fórum com perguntas e respostas mais frequentes. “Outro ponto positivo é a possibilidade de o empresário autorizar mais de uma pessoa para emissão da nota com diferentes níveis de acesso para garantir a segurança das informações da empresa”, reforça Brito. A Prefeitura acredita que até o dia 10 deste mês, todas as empresas da cidade estejam devidamente cadastradas no sistema.