Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Foto: Divulgação Danilo de Melo Souza é secretário da Educação e Cultura do Tocantins Danilo de Melo Souza é secretário da Educação e Cultura do Tocantins
  • Alan Barbiero comanda a pasta do meio ambiente

Com a chegada de 2014 começam as cotações e especulações para os possíveis candidatos do pleito deste ano não só na majoritária mas também na disputa das proporcionais. No governo estadual as primeiras apostas já começam a aparecer para alguns nomes que ocupam cargos atualmente.

Um dos nomes que devem concorrer é o secretário estadual de Educação e Cultura, Danilo de Melo Souza filiado ao PSB. Ele declarou ano passado ao Conexão Tocantins que não tinha pretensões políticas mas nos bastidores a informação é que ele é tido como um nome forte para concorrer a uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa ou até uma das vagas na Câmara Federal.

Outro nome cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSB é o secretário de Meio Ambiente, Alan Barbiero. Com a troca de partido por parte do deputado Wanderlei Barbosa (atualmente no SDD) a legenda ficou sem nenhum representante no legislativo estadual. Barbiero já faz as primeiras movimentações como pré-candidato principalmente nos municípios.

Também são cotados para disputar o secretário de Ação Social, Agimiro Dias (PSDB) além do secretário para Missões Especiais, Darci Coelho e ainda o de Juventude, Olintho Neto, ambos do PSDB.

Um dos secretários mais próximos da cúpula do governo e que deixou a Prefeitura de Lagoa da Confusão para participar da atual gestão, Jaime Café também pode se afastar para disputar uma vaga na Assembleia.

Prazos

A desincompatibilização é definida como o ato pelo qual o candidato se desvencilha da inelegibilidade a tempo de concorrer à eleição. Quem ocupa cargos executivos e quer disputar para outros níveis deve atentar ao prazo para se desincompatibilizar. Governadores que queiram disputar para os cargos de presidente, deputado federal ou deputado estadual devem deixar o cargo seis meses antes da eleição, ou seja, o prazo final expira no dia 8 de abril.