Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

A Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro) sediou na manhã desta terça-feira, dia 07, uma reunião entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a respeito da sanidade do peixe produzido pelos frigoríficos do Tocantins.

Segundo o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Pádua, que solicitou o encontro, a piscicultura é uma atividade extremamente relevante para o Tocantins. “Quando as usinas que estão situadas no território estadual forem concluídas nós teremos um potencial de seis mil hectares para produção em tanques redes, isso sem contar os açudes e viveiros”, afirmou, ressaltando que a preocupação com um produto de qualidade deve estar sempre presente, visando a garantia do mercado.

A reunião foi solicitada visando estudar possíveis medidas que possam garantir a sanidade do peixe produzido no Estado, uma vez que análises recentes encontraram a presença da bactéria Salmonella sp, o que pode implicar em barreiras para a comercialização do produto. “A salmonella não é prejudicial no peixe de água doce, uma vez que o mesmo é consumido cozido e o cozimento mata a bactéria. No entanto, existem recomendações legais que precisam ser cumpridas”, frisou Pádua.

Providências

Ao final do encontro foi decidido que a Seagro solicitará à Embrapa a realização de uma pesquisa a respeito do assunto, bem como a elaboração de um manual de boas práticas para o manuseio do peixe pela indústria, além de cursos e palestras para os produtores. Um novo encontro contando com a presença da Seagro, Embrapa, Mapa e também dos representantes dos quatro frigoríficos de peixe localizados no Tocantins ficou agendada para a próxima terça-feira, dia 14, no auditório da Superintendência Federal da Agricultura no Estado do Tocantins (SFA-TO).