Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo estadual escolheu o Morro do Chapéu para receber uma réplica da estátua do Cristo Redentor do mesmo tamanho da original (30 metros) que é cartão postal do Rio de Janeiro. O governo anunciou a construção da estátua no último dia do ano mas não deu mais detalhes sobre o projeto. A área do Morro do Chapéu que fica na capital, Palmas, está em fase de regulamentação. Procurado pelo Conexão Tocantins o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins informou nesta quinta-feira, 9, que foi requerido junto ao órgão as licenças Prévia, Instalação e Operação, e a Autorização de Exploração Florestal (AEF) para construção de monumento pela Associação Palmas para Jesus Cristo, localizada em parte dos lotes 47 e 48 do Loteamento Taquaruçu, onde fica o Morro.

O requerimento para construção, sob o processo de nº 5906-2013-M, foi protocolizado em setembro de 2013 no órgão e desde então já foram emitidas as licenças.

Segundo o então secretário de Relações Institucionais do governo, Eduardo Siqueira Campos, que explicou sobre o projeto no dia do anúncio, o governo recebeu recursos da iniciativa privada para custear a montagem da estátua. A ideia do governo, segundo justificou Eduardo, é estimular o turismo na capital. A construção está sendo realizada no Ceará e a estátua será transportada para a capital em pedaços.

O governo não informou ao Conexão Tocantins quanto será gasto com a construção da estátua nem quanto será desembolsado dos cofres públicos.

A construção da estátua gerou polêmica entre formadores de opinião que questionaram dentre outros aspectos a questão da originalidade. “Porque construir uma réplica da estátua enquanto o Tocantins tem símbolos originais e que representam o Estado como por exemplo o Divino dentre outros?”, questionou o historiador Adriano Rodrigues, que frisou ainda que o Tocantins é um Estado rico culturalmente e que poderia com certeza estimular o turismo usando algo característico do Tocantins.

A previsão de inauguração da estátua é até o aniversário da capital, dia 20 de maio.