Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Junior

O secretário Estadual de Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Kaká Nogueira recebeu na manhã desta terça-feira, 14, os secretários municipais de Infraestrutura, Valéria Hollunder, da Segurança, coronel José Ribamar e da Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Cristian Zini Amorim. Na pauta, parcerias entre os governos, através de convênios, para ações de infraestrutura, segurança e transporte da capital. 

O secretário Kaká Nogueira destacou as obras que o Governo do Estado está executando em Palmas, bem como as ações de reconstrução e sinalização das rodovias de acesso à capital, em especial nas TO-030, TO-050 e TO-010. Frisou que já estão em execução os serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem no pátio de estacionamento das vias no entrono do Detran, a operação tapa buraco entre Porto Nacional e Palmas e de Palmas a Taquaruçu, e os novos reforços de sinalização horizontal e vertical na TO-030, e, em específico o trecho da Cachoeira do Roncador, que receberá a instalação de defensas metálicas, placas educativas e de alerta, sonorizadores e tachas refletivas bidirecionais. “A previsão é de que em 30 dias os serviços de sinalização sejam iniciados entre Palmas e Santa Tereza, passando por Taquaruçu e Buritirana”.

Kaká Nogueira destacou ainda sobre a pavimentação asfáltica e drenagem pluvial nas quadras 307 Sul, 309 Sul e 407 Sul e da 812 Sul, (antiga Arse 85), pavimentação das ligações urbanas das sete avenidas (LO-04, LO-12, LO-13, LO-14, LO-15, LO-21 e LO-25) que fazem ligação com a marginal das TO’s – 010 e 050, e a alça Viária (na NS-15) uma obra de infraestrutura de grande proporção com a pavimentação iniciando na TO-010, próximo ao km 03, fazendo o entorno da cidade até a LO-11, que entrará em processo licitatório. “Como gestor, estamos atentos quanto à responsabilidade de cuidar e manter o bem público, e a integração e parceria com o município vão beneficiar e melhorar a acessibilidade e mobilidade da capital”, completou.

A secretária municipal disse que a reunião foi proveitosa, destacando a importância de parceria nas áreas de infraestrutura, trânsito e segurança. Cel Ribamar sugeriu um convênio entre os governos que permita a fiscalização das rodovias estaduais, no entorno de Palmas, pelos agentes municipais. (Ascom Agetrans)