Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia


A Polícia Militar disponibilizou em seu site www.pm.to.gov.br, o link https://www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao, para acesso ao Sinesp Cidadão. O aplicativo Sinesp Cidadão permite a qualquer pessoa, em todo o País, consultar em tempo real, pelo computador, o por qualquer meio de dispositivos móveis, se determinado veículo consta como roubado, furtado ou clonado.

O Sinesp Cidadão encontra-se disponível para a plataforma Android, e para baixar é só acessar o Google (Play) e procurar por Sinesp Cidadão, ou então acessar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sinesp.cidadao.android.
O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), com o objetivo de ajudar aos usuários a não caírem em golpes, mas também é voltado para profissionais da segurança pública, inclusive, a Polícia Militar do Tocantins já observa um significativo aumento na recuperação de veículos roubados ou furtados, após a utilização do dispositivo.

Baixe agora o Sinesp Cidadão que encontra-se disponível para a plataforma Android.
A instalação do Sinesp Cidadão em seu aparelho Android é bastante simples e vai ser feita através da ferramenta Google Play. Para fazer o download do aplicativo é necessário clicar no botão de download desta página e aguardar ser redirecionado para a página do Google Play onde a ferramenta se encontra. Nesta página o usuário deve clicar no botão de instalação e em seguida confirmar o aparelho que deseja fazer o download da ferramenta. Quando seu celular estiver conectado a web o download vai acontecer imediatamente.

Aplicativo

Em caso de clonagem de placa o usuário deve observar no resultado da consulta, se as informações referente à marca / modelo / cor conferem com o veículo cuja a placa foi consultada.

Após instalar o aplicativo, basta o cidadão digitar a placa para saber a situação do veículo. Em caso afirmativo para o registro de furto ou roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho. Ao tocar nesta informação o aplicativo realiza uma ligação para a Polícia através no número 190.

Como usar o Sinesp Cidadão

A mecânica do Sinesp Cidadão é bastante simples, ao abrir o aplicativo pela primeira vez o usuário vai ser recebido por uma tela com dois botões, um com o ícone de interrogação e outro com o desenho de um carro. Aperte no segundo botão e uma nova tela vai carregar em sua página. Nesta tela o usuário pode digitar a placa do carro que esta pesquisando e o programa vai consultar online o registro do mesmo e apresentar o resultado em poucos segundos.

Não seja um justiceiro

Uma recomendação que o Sinesp Cidadão faz a qualquer usuário é que caso encontre algum carro classificado como furtado ou clonado o cidadão não deve se aproximar. O recomendado é entrar em contato com a polícia imediatamente e aguardar que a mesma tome a iniciativa do caso.

Vale destacar, que nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a Polícia pelo telefone 190 para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.