Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Dando sequência às ações da operação “Parati”, deflagrada pela Polícia Civil no sentido de localizar e prender pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em explosão a caixas eletrônicos, a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) prendeu, na noite de terça-feira, 28, em Palmas, cinco suspeitos de pertencerem à quadrilha que explodiu os caixas eletrônicos de Brejinho de Nazaré em 31 de outubro de 2013.

Romário Bena da Silva, 21 anos, Maria das Dores Ferreira, 35, José Silva Pereira, também conhecido como “Dom Dom”, 38 anos, Dayvison Mendes dos Santos, 26 anos e Rildon Cordeiro Silva também de 26 anos foram presos às margens da TO 010, na região norte da capital. De acordo com informações da delegada Liliane Amorim Albuquerque, responsável pela operação, os cinco suspeitos, que estavam divididos em quatro automóveis, sendo dois modelos Gol e dois modelos Pegeout, foram interceptados pelas equipes da DEIC quando empreendiam fuga da cidade.

Com os suspeitos, os policiais encontraram 01 escopeta, calibre 12, 01 carabina calibre 44, 01 revólver calibre 38 além de cartelas contendo 39 munições calibre 38, 06 munições calibre 44, e 15 munições calibre 12 e, ainda Rnt.200,00 (Mil e Duzentos Reais) em espécie.

Os cinco suspeitos foram encontrados mediante investigações realizadas pela DEIC desde a época dos fatos, sendo que na segunda-feira, a Polícia Civil já haviam prendido outros cinco integrantes da mesma quadrilha. De acordo com a delegada Liliane os autuados estavam utilizando o dinheiro obtido em ataques a bancos no Tocantins para adquirir lotes e construir uma casa em Palmas. Eles também realizavam investimentos em fazendas e gado no interior do Estado do Maranhão.

Segundo Bonfim Santana Pinto, delegado chefe da Polícia Civil, as armas encontradas com os suspeitos demonstram o poder de fogo que a quadrilha possuía, uma vez que são armas de grosso calibre como a carabina calibre 44 apreendida nesta terça, “Os suspeitos estavam fortemente armados o que pode ser comprovado pelas armas que carregavam consigo”, ressaltou o delegado chefe.

Ainda de acordo com Bonfim, as armas encontradas com o bando podem, possivelmente terem sido usadas para atacar o destacamento da Polícia Militar em Brejinho de Nazaré, quando do assalto à agência bancaria daquela localidade. “As armas apreendidas serão submetidas a testes de balísticos a fim de analisar se foram utilizadas, de fato, no crime em Brejinho de Nazaré”, concluiu Bonfim. (Ascom SSP)

Há indícios de que os integrantes da quadrilha, presos na segunda e também na terça-feira, possam ter participado de outras ações criminosas contra instituições financeiras em outros municípios tocantinenses.

Após os procedimentos cabíveis, os cinco suspeitos serão recolhidos a carceragem da Casa de Prisão Provisória e Unidade Prisional Feminina de Palmas onde ficarão a disposição da Justiça.

Para o Secretário da Segurança Pública, José Eliú de Andrada Jurubeba, a prisão de mais cinco suspeitos de integrarem a quadrilha responsável pela explosão da agência bancária de Brejinho de Nazaré, representa um duro golpe na criminalidade, “Gostaria de enfatizar que a prisão desses suspeitos, é fruto do empenho e dedicação dos policiais civis da DEIC e, também de outras Delegacias e setores da Polícia Civil, que não vem medindo esforços para a total elucidação desse crime. Não tenho dúvidas de que os demais integrantes, que ainda se encontram foragidos serão encontrados e presos o mais rapidamente possível”, frisou o Secretário. 

Relembre o caso

A Operação “Parati” teve início logo após a explosão dos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil de Brejinho de Nazaré, fato ocorrido em 31 de outubro de 2013. A  ação foi batizada com esse nome devido ao modelo do veículo utilizado no crime, uma parati de cor prata.

Desde então, a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em conjunto com outros setores da Polícia Civil, por meio de um intenso trabalho investigativo chegou a autoria do crime e, nesta segunda-feira a referida operação foi deflagrada com o cumprimento de mandados que resultaram na prisão de 5 pessoas envolvidas na ação criminosa.