Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Por meio de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins Agro), o governo do Estado vem incentivando a produção de própolis entre os produtores rurais a partir de uma pesquisa experimental. Nesse sentido 12 apiários, instalados no Centro Agroctenológico do Tocantins, servem de base para estudos com o própolis – uma substância produzida, a partir da resina das árvores e da secreção das próprias abelhas, para a proteção da colmeia.

 Conforme Odílio Pereira de Menezes, técnico responsável pelo departamento de Apicultura do Ruraltins, a partir da pesquisa, feita com a espécie Apis Melifera, mais conhecida como abelha Europa, os apicultores terão conhecimento da composição química do própolis produzido em cada região do Estado. As cidades de Palmas, Araguaína e Miracema são pontos de referência para coleta do produto.

 Ainda de acordo com o técnico, o objetivo é impulsionar a produção, sendo mais uma fonte de renda para os apicultores. “Atualmente no Estado com a apicultura só produzimos mel, que é um produto barato se comparado com o própolis. Enquanto o quilo do própolis está saindo na faixa de R$ 220, o do mel custa entre R a R”, pontua o técnico.

Menezes salienta ainda que, os apicultores interessados na produção do própolis devem se dirigir aos escritórios do Ruraltins, de sua região, onde receberão as orientações técnicas necessárias.

 Alimentador

 Outra questão importante para os apicultores nesse período chuvoso é manter o nível nutricional das colmeias, o que torna-se reduzido devido as constantes chuvas. Para facilitar a vida do apicultor e reduzir os prejuízos, o Ruraltins e a Unitins Agro instalaram, como exemplo, um alimentador coletivo para as abelhas. “O objetivo desse trabalho é mostrar  que as abelhas precisam ser alimentadas nessa época com alimentos energéticos, como açúcar, rapadura e o mel, e com proteínas, como farelo de soja e a farinha de jatobá. Essa alimentação é muito importante, pois fortalece e mantém  o enxame na caixa para o período da alta produtividade do mel, que geralmente  acontece a partir do mês de maio, estendo até o mês de outubro”, acrescentou.

O alimentador está disponível no Centro Agroctenológico do Tocantins, em Palmas, local onde acontece todos os anos a Agrotins.

Própolis

Usado no meio farmacêutico e como remédio caseiro, o própolis possui propriedades medicinais antimicrobianas, cicatrizante, antisséptica, anestésica e anti-inflamatória. É indicado também como antibiótico natural e no tratamento de diversas doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. “Hoje já está sendo usado na cicatrização de feridas em animais”, acrescentou Menezes.

Mel

Segundo dados da Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi), o Estado conta com 52 Associações e duas Cooperativas Apícolas, somando mais de 1.400 Apicultores. Em média o Tocantins produz 200 toneladas de mel por ano, cuja meta é triplicar a produção.

Em 2012 foram inauguradas oito casas de mel nos municípios de Brejinho de Nazaré, Aliança, Crixás, Jaú do Tocantins, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Wanderlândia e Nova Olinda e dois entrepostos nos municípios Figueirópolis e Colinas. O maior município produtor de mel é Nova Olinda, situado na região Norte do Estado. (Ascom Ruraltins)