Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representando a Escola Municipal Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no município de Colinas do Tocantins, na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O estudante da zona rural, Gustavo Santos Xavier, 12 anos, receberá menção honrosa pela participação na segunda fase das olimpíadas. As olimpíadas aconteceram durante o mês de junho (1ª fase) e mês de setembro (2ª Fase), sendo o resultado da segunda fase divulgado no final do mês de novembro.

A Olimpíada de Matemática é uma atividade voltada para estudantes do ensino médio e fundamental das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Eles foram divididos em três grupos: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fizeram a prova de nível 1; os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental fizeram a prova de nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio a prova de nível 3.

Os alunos participantes concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

O aluno Gustavo Santos Xavier, cursava o 7° Ano, quando participou da OBMEP 2013, conquistando a 27° colocação entre os cento e noventa estudantes do Tocantins, que receberão menção honrosa. O estudante que reside na Fazenda Flor da Mata, falou sobre a satisfação ao receber o resultado. “Estou muito feliz pelo resultado e o apoio do meu professor de matemática, Odilon e de toda escola, onde tive a oportunidade de obter essa colocação a nível estadual. Para mim, a menção honrosa será uma motivação para buscar melhores resultados nas olimpíadas deste ano, e conquistar ainda mais aprendizado”, afirmou Gustavo.

O Professor de Matemática, Odilon Monteiro, comentou o desempenho do aluno na avaliação. “Para mim não foi uma surpresa ver o resultado do Gustavo nas Olimpíadas, pois ele sempre foi um aluno muito participativo e compromissado com seus estudos. E ele vem mostrar que independente de onde você mora você consegue fazer a diferença quando se tem interesse, e agora ele seguirá como um exemplo para os seus colegas, para que todos possam se empenhar e se preparar ainda mais para as olimpíadas deste ano”, enfatizou.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Odaléa Barbosa, parabenizou ao aluno destaque e aos demais estudantes participantes. “Parabenizo os alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática, em especial ao aluno Gustavo Xavier e professores responsáveis pelos mesmos, pelo ótimo desempenho que eleva o nome da Escola Municipal Dr Pedro Ludovico Teixeira, para uma lista seleta de Escolas Públicas do Brasil. O estudo é o maior bem que alguém pode conquistar e é uma grande satisfação ver o destaque de um aluno da rede municipal de educação de Colinas a nível estadual em uma avaliação que acontece a nível nacional”, afirmou Odaléa. (Ascom Prefeitura de Colinas do Tocantins)