Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo junino de Palmas, Caipiras do Borocoxó, atual campeã nacional, encerra as atividades do I Simpósio Nacional do Movimento Junino, realizado pela Confederação de Quadrilheiros Juninos (Confebraq), em Brasília, nestas quarta, quinta e sexta-feira, 12, 13 e 14. O evento reúne quadrilheiros de 20 Estados, que participam de palestras, debates, mesas redondas, oficinas e o lançamento do Fórum Nacional Permanente do Movimento Junino.

Participam do Simpósio quadrilheiros de todo o País, brincantes, presidente de entidades, profissionais da cultura junina, poder público, pesquisadores da cultura brasileira e autoridades que se reunirão para propor políticas públicas para valorização, difusão, circulação e preservação do movimento junino.

O atual presidente da Confebraq, Célio Torres, enviou convite à quadrilha junina tocantinense, Caipiras do Borocoxó, para que realizasse o encerramento do evento, em reconhecimento ao prêmio maior do movimento junino conquistado no IX Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, realizado em Palmas em 2013.

Com o tema “retirantes”, a Caipiras do Borocoxó representou o Tocantins concorrendo com 16 Estados, entre eles, os da região nordeste brasileira já consagrados no meio junino. A trajetória do grupo tocantinense já vem sendo reconhecida nacionalmente, através de participações e conquistas nacionais, como os do casal de noivos e rainha nacional no ano de 2012.

Para Jarbas Pinheiro de Lemos, representante do grupo, “fazer o encerramento de um evento onde se discuti o movimento junino, é uma honra para a Borocoxó e para o Tocantins, é a oportunidade de escrever de vez o nome do Estado entre as maiores referencias dessa cultura que tanto amamos”, disse.

Além de campeã nacional 2013, a Borocoxó ficou em segundo lugar no 21º Arraiá da Capital, e como parte da premiação, o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) está viabilizando apresentações em países que vão participar da Copa do Mundo 2014, com intuito de promover a cultura do Brasil e estimular o turismo no País.

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, lembra do sucesso das apresentações do grupo junino tocantinense Cafundó do Brejo, em Bogotá, na Colômbia, no Goal to Brasil, em setembro do ano passado e aposta na Borocoxó. “A apresentação dos Caipiras do Borocoxó vai consolidar as festas juninas como produto turístico do Brasil no exterior”, comentou.