Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em virtude das inúmeras ligações recebidas dos filiados, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO) oficiou ao governo nesta quarta-feira, 12, a reivindicação da categoria de prorrogar o decreto nº 4961, de 31 de dezembro de 2013, que trata do funcionamento dos órgãos públicos estaduais no período de seis horas ininterruptas.

No documento, o sindicato ainda solicita que o cumprimento desta carga horária seja estendido também para os servidores que laboram nos setores administrativos que vem fazendo uma carga horária de 8 horas diárias.

O Sintras pontua que estes profissionais ficam parte do tempo ocioso pelo fato de todo o sistema funcional da secretaria estadual de saúde estar sem funcionalidade, que é o período da manhã.

É solicitado também que o decreto abrange os servidores cedidos aos municípios e outras entidades, pois a maioria dos prefeitos e representantes não querem cumprir o decreto por entender que a determinação não enquadram estes servidores.

De acordo com o presidente do Sintras essa carga horária gera benefícios tanto para o funcionalismo público quanto para o Estado. “Esta redução deu mais qualidade de vida familiar aos servidores, acaba com o estresse da categoria proporcionando uma prestação de serviço de maior qualidade a população”, disse Manoel Miranda.

“Além disso, também gerou para o Estado uma redução de gastos na máquina pública”, acrescentou ele. O pedido foi feito através do ofício de nº 068/2014, que é uma reiteração de outro ofício de nº 004, protocolado em 6 de janeiro deste ano.

O documento foi encaminhado ao governador José Wilson Siqueira Campos, com cópia ao secretário de administração, Lúcio Mascarenhas Martins, e a secretária da Saúde, Vanda Maria Gonçalves Paiva. (Ascom Sintras)