Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os donos de carros e motos com placas finais 1 e 2 terão mais uns dias para quitar o IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, exercício 2014, com desconto de 10 %. É que a Secretaria da Fazenda adiou para o dia 28 de fevereiro a data de pagamento do imposto das citadas placas. A data de vencimento anterior, 17 de fevereiro, foi prorrogada devido a alterações ocorridas no sistema da Sefaz.

De acordo com a Portaria nº 1278, republicada no Diário Oficial do último dia 17, também foi alterado para o próximo dia 28, o vencimento da primeira parcela do imposto, para os que optarem pelo parcelamento do tributo em até quatro vezes. As demais datas de vencimento do IPVA permanecem inalteradas, sendo que os veículos com placas de finais 3 e 4 terão até o dia 17 de março para obter o desconto de 10% ou parcelar o tributo em quatro vezes.

Os boletos do IPVA foram encaminhados aos endereços residenciais dos donos de veículos. Caso o contribuinte não receba antes da data prevista e queira antecipar o pagamento do tributo, poderá imprimir o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (DARE) na página eletrônica www.sefaz.to.gov.br/ipva ou na Agência de Atendimento da Secretaria da Fazenda em seu município e pagar na rede bancária autorizada.

Caso o proprietário de veículo possua débitos de exercícios anteriores, deve procurar uma Agência de Atendimento ou a Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda, para fazer a regularização. Este ano, os débitos vencidos não foram lançados no demonstrativo constante no boleto do IPVA.

O Tocantins possui uma frota de 416.286 veículos tributados. Deste total, mais de 85 mil veículos são de placas com final 1 ou 2. O montante arrecadado com o IPVA é partilhado 50% para o Estado e 50% para o município onde o veículo é licenciado.