Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Policiais civis de todo o Estado escolhem nesta segunda-feira, 24, seus representantes para os próximos três anos. As eleições para a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol) acontecem das 8 às 17 horas.

Cerca de mil policiais civis são esperados em 13 Delegacias Regionais para a escolha de seus representantes. Em Palmas a votação acontece na sede do sindicato (1.002 Sul, Avenida Theotônio Segurado) e na Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).

Este ano, a diretoria executiva do sindicato está sendo disputada por quatro chapas, encabeçadas pela escrivã de polícia Marcilene Lucena (Experiência Renovada) e pelos agentes penitenciários Darlan Sousa (União e Transparência); Hélio Santana (Sinpol para todos – compromisso com responsabilidade) e Moisemar Marinho (Agora é a mudança).

Pelo estatuto do sindicato, a eleição e atuação do Conselho Fiscal se dão de forma independente da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo. Dez candidatos disputam as cinco vagas do Conselho Fiscal, sendo que seu presidente será o mais votado. Caso ele abra mão da condição de presidente, será realizada eleição entre os eleitos para definir quem ocupará o cargo. 

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral para o triênio 2014/2017, Dalberto Silva Junior, o resultado do pleito deve ser anunciado por volta das 19 horas, ou seja, duas horas após o encerramento das votações.