Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

As unidades da Hemorrede no Tocantins começaram esta semana uma campanha para aumentar o número de doadores no período que antecede ao carnaval. Serão realizadas blitz educativas em parceria com o Detran e secretarias de Saúde dos municípios de Augustinópolis, Araguaína, Gurupi, Palmas e Porto Nacional.

A campanha que tem como slogan "Neste Carnaval Doe Alegria, Antes da Folia!", faz parte do calendário anual da Hemorrede no Estado. Em Palmas, a primeira blitz educativa da campanha já começa nesta segunda-feira, 24, na Avenida JK.

Mais doadores

Todos os dias milhares de pessoas precisam de doações de sangue para continuar vivendo: vítimas de acidentes, pacientes com câncer, insuficiência renal, etc. No Tocantins, somente no ano passado, mais de 8.500 pessoas realizaram a doação de sangue pela primeira vez, segundo dados da Hemorrede do Tocantins.

Um exemplo é da administradora Sandra Andrade que precisou fazer uma cirurgia bariátrica e começou a campanha em busca de doadores três meses antes de realizar o procedimento. "Eu fiz campanha no Facebook, no meu local de trabalho, entre meus amigos. Tive muita dificuldade, estava com anemia, por isso as bolsas eram extremamente necessárias", contou.

Sandra precisava de oito doadores e explica que três dias antes da cirurgia já havia recebido 15 doações de reposição. "Foi um alívio, pois eu estava muito apreensiva, com medo que a cirurgia pudesse ser cancelada. Foi um misto de angústia e ansiedade que só acabou três dias antes de eu ser operada”, destacou.

Doações têm aumentado

Segundo a captadora de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Geysy Lene Medeiros, ano passado foram realizadas mais de 31 mil doações, enquanto que nos anos de 2012 foram realizadas 24.007 e em 2011 foram registradas 25.948 doações."Sempre organizamos campanhas para a doação de sangue, através de parcerias com órgãos públicos, empresas e outras instituições. A mobilização é importante para que as pessoas vejam que o ato da doação é algo simples e que pode salvar vidas",ressalta.

O locutor de rádio Pedro Lopes Aguiar doa sangue espontaneamente há quase 8 anos e classificou a doação como um gesto solidário. "Eu vejo como um ato de ajudar a salvar vidas. É uma questão de consciência, você sabe que tem algo que só o ser humano pode gerar e que não custa nada doar para quem precisa", destaca o radialista, que também já doou em reposição para quem precisa realizar cirurgias eletivas.

Como doar

Pode doar qualquer pessoa que esteja se sentindo bem e disposto, em boas condições de saúde com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita até os 60 anos. Os candidatos a doares devem pesar no mínimo 50 kg e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas.

Os interessados em saber mais sobre o procedimento de doação de sangue podem procurar o Hemocentro mais próximo ou acessar o site http://hemoto.saude.to.gov.br/. (Ascom/Sesau)