Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começou nesta quinta-feira, 27, a campanha estadual de prevenção a acidente de trânsito para o período de Carnaval. Para dar início aos trabalhos de conscientização o Detran-TO realizou uma blitz educativa na capital. A ação, que aconteceu na Av. NS 2 – próximo ao Espaço Cultural, contou com o apoio da Agetrans (Agência Tocantinense de Máquinas e Transportes), Hemocentro de Palmas, Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e de alunos do Colégio Militar da 403 Sul, que fazem parte do programa “Detran-TO Educando para a Vida”.

 A ação teve como foco às viagens, em decorrência do feriado de Carnaval. Foram abordados cerca de 500 veículos, entre carros e motocicletas. O material distribuído consistiu no check-list (com dicas para quem vai viajar), em adesivos da “Lei Seca”, adesivos da Agetrans incentivando a escolha do amigo da vez, panfletos do hemocentro (com incentivo à doação de sangue) e o leque da Secretaria de Saúde Municipal.

 O taxista Ilton Medeiros, foi um dos abordados na blitz e disse ter gostado da iniciativa, especialmente da presença dos alunos do Colégio Militar da 403 Sul: “Essas ações são importantes, pois reforçam a nossa atenção. Eu não sabia que o Detran tinha esse programa com as crianças nas escolas, gostei bastante, acho que começar cedo é a melhor forma de garantir que eles sejam bons motoristas”, explanou.

 A coordenadora de educação para o trânsito da Agetrans, Maria Valdete, comentou a efetividade das parcerias que vêm sendo realizadas com o Detran-TO: “O Detran-TO e a Agetrans já são parceiros nessas ações há muito tempo, e sempre vemos os resultados positivos desta união”, afirmou.

 O diretor geral do Detran-TO, coronel Júlio César da Silva Mamede, comemorou os resultados da ação. “Tivemos um retorno muito positivo por parte da população. Com essa campanha esperamos conscientizar o cidadão para um transitar mais seguro neste período de carnaval”, concluiu.

 Detran-TO Educando para a Vida

 Essa blitz educativa teve o diferencial de ser a primeira efetuada com a presença e apoio dos alunos do programa “Detran-TO Educando para a Vida”. A coordenadora do projeto no Colégio Militar da 403 sul, Tenente Formiga, falou sobre a experiência educacional e os objetivos alcançados ao longo do tempo. “Desde quando o programa foi lançado, com foco nos alunos do 1º ao 9º ano, tivemos o desafio de levar a eles a ideologia de que o trânsito pode ser um lugar melhor a partir de iniciativas que, também, surgem fora dele. Hoje os alunos são empenhados e abraçaram a causa, levando para dentro de casa o que aprendem. É uma grande vitória.”, apontou.

O aluno do projeto, Henrique Beckmann, de 13 anos, falou o que acha de fazer parte desse programa. “É bom ter o ensino do trânsito, além das matérias convencionais. Fazemos ações e levamos isso para os nossos pais também. Esta foi a primeira blitz que participamos, mas já realizamos outras ações como o adesivaço”, finalizou.