Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação
  • Escritor e poeta Moisés de Lima Monteiro

Após cinco dias de intensas ações de conscientização da campanha “Balada Consciente – Se Beber, Não Dirija”, a equipe do Detran se despediu da cidade Porto Nacional. “Estamos indo embora com a sensação de dever cumprido”, afirmou o coordenador de fiscalização e policiamento de trânsito, tenente Vilson Júnior.

As ações em Porto Nacional iniciaram na sexta, 28, e finalizaram na terça, 04. Cerca de 10 mil materiais da campanha foram distribuídos para os foliões, dentre eles o bafômetro descartável, o leque com mensagem educativa para um trânsito seguro e a pulseirinha do “amigo da vez”. “A população portuense foi nossa grande aliada e parceira. Durante todos os dias da festa os foliões visitaram nossa tenda e foram muito receptivos com nossa equipe que distribuía materiais na entrada do circuito de carnaval e nas concentrações dos blocos”, explanou Júnior.

Além da conscientização ao folião, a equipe do Detran realizou também blitz educativa na Praça da Árvore, onde 320 veículos foram abordados, sendo 222 carros e 98 motos. “Na blitz orientamos sobre dicas de seguranças para quem fosse viajar no feriado. Além disso, conscientizamos também sobre os perigos da mistura álcool e direção no trânsito”, explicou Júnior.

A foliã da festa de momo, Claudete Soares Lopes, 36 anos, comentou o trabalho realizado pelo Detran- neste Carnaval. “Fiquei surpreendida ao ver que o órgão disponibilizou uma grande equipe para realizar ações aqui no carnaval de Porto Nacional. Adorei a ideia da pulseirinha do amigo da vez e o bafômetro descartável”.

As ações em Porto Nacional contaram com o apoio da Polícia Militar e da Prefeitura local.

Poema da “Campanha Balada Consciente”

O escritor e poeta Moisés de Lima Monteiro, criou um poema sobre a campanha do Detran e entregou n terça, 04,  ao coordenador tenente Vilson Júnior.

Trecho do poema

"Duas coisas não combinam

A bebida com a direção

Quem bebe e depois dirige

Já perde toda a razão

Comete um crime grave

E uma grave infração

Pode parar na cadeia,

Em uma cadeira de rodas

Ou sem vida em um caixão

Veja que situação

A bebida lhe coloca

E te tira toda noção

Por isso lhes digo

Grave bem a mensagem do Detran na mente

Carnaval pra ser bom

Tem que ter a “balada consciente" (Ascom Detran)