Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Diretor Geral do Detran-TO Júlio César da Silva Mamede

Diretor Geral do Detran-TO Júlio César da Silva Mamede Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Diretor Geral do Detran-TO Júlio César da Silva Mamede Diretor Geral do Detran-TO Júlio César da Silva Mamede

Após 05 dias de uma programação de ações educativas por todas as regiões do Estado, o diretor geral do Detran Tocantins, coronel Júlio César da Silva Mamede, fez um balanço sobre os trabalhos realizados pela equipe do órgão durante a execução da campanha “Balada Consciente – Se Beber, Não Dirija”. “A campanha de carnaval deste ano teve um complexo planejamento de logística dos materiais e de pessoal. Enviamos nossas equipes para todas as regiões do Estado e com isso conseguimos atingir a meta do governo em levar a mensagem de um trânsito seguro para o maior número possível de foliões”, explanou.

Lançada no dia 27 de fevereiro, durante blitz educativa com a participação dos alunos do ensino fundamental do Colégio Militar da 403 sul,  os trabalhos da campanha do Detran foram realizados nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. “Escolhemos as cidades que apresentavam os maiores problemas com acidentes de trânsito e que possuíam as mais tradicionais festas de carnaval”, explicou coronel Mamede.

O diretor geral do Detran comentou ainda sobre a importância de se construir um trabalho em parceria com outros órgãos. “A ordem do governador Siqueira Campos é que as ações do governo aconteçam de forma conjunta com os demais órgãos do executivo, para tanto contamos com o apoio da Polícia Militar, Agetrans, Hemocentro, Secretaria de Saúde e da Secretaria de Segurança Pública. Além desses parceiros, desenvolvemos ações da Lei Seca em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de Palmas e Projeto Vida no Trânsito”, disse.

Coronel Mamede agradeceu ainda o apoio que as equipes do órgão receberam das prefeituras onde as ações foram realizadas. “Sem o apoio das prefeituras não teríamos conseguido êxito na campanha”.

Sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão nas redes sociais, o coronel afirmou que a estratégia de divulgação adotada foi planejada para aproximar a campanha do seu público-alvo. “Queremos estar o mais próximos possível do público jovem, que hoje são as maiores vítimas dos acidentes e mortes no trânsito. Queremos que eles sejam parte deste trabalho e não apenas espectador das nossas mensagens”, explicou.

Durante as ações da campanha de carnaval a equipe do Detran distribuiu 40 mil leques com orientações para um trânsito seguro, 50 mil bafômetros descartáveis e 60 mil pulseira do “amigo da vez”.

Redução no número de mortes

De acordo com balanço divulgado pela Polícia Militar nessa quarta-feira, 05, no trânsito houve uma redução de 34,3% nos acidentes com vítimas fatais em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2014 foram registradas 8 mortes em 5 acidentes, enquanto em 2013 12 pessoas morreram no trânsito.

Os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apontam redução nos números. Ano passado houve quatro mortes em acidentes, neste ano nenhuma morte foi contabilizada nas rodovias federais do Tocantins. Conforme os dados ao todo foram 23 acidentes no total ano passado já este ano foram 15. O número de acidentes com feridos também diminuiu. Este ano foram registrados 5 contra 12 do ano passado. Em 2014 foram registrados cinco feridos em acidentes, o que representa 78,22 % a menos feridos que ano passado com um total de 18 feridos. (Ascom Detran-TO)