Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A pesquisa realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, realizada entre os anos de 2005 a 2010, e divulgada em dezembro de 2013, está publicada na edição de fevereiro da revista Você S/A, com o tema: Na Rota do Emprego, a reportagem mostra o Tocantins entre os Estados que mais atraíram mão de obra qualificada nesse período.

 A matéria da jornalista, Andréa Giradino, traz o mapa da migração brasileira nos últimos anos e destaca a cidade de Porto Nacional, 50 Km de Palmas, no 10º lugar entre as micro regiões brasileiras que mais atraíram profissionais com alta escolaridade, que vieram de outros Estados para trabalhar na cidade.

 As grandes obras e empresas instaladas em Porto Nacional são destaque na reportagem para atração destes profissionais. Indústrias, como Raízen e a BR Distribuidora, da Petrobras, aparecem como responsáveis pela atração destes especialistas para o Tocantins. Entre as formações em alta estão: engenheiro de operação, engenheiro mecânico e especialista em segurança do trabalho.

 A revista traz também a logística de transportes e a infraestrutura da região, aliadas a agressiva política de incentivos fiscais do Governo do Estado, como fundamental para atrair empresas e consequentemente profissionais capacitados.

 “O resultado desta pesquisa mostra que estamos no caminho certo com relação aos projetos para atração de empresas para o Estado. O Tocantins está na rota ideal para atrair cada vez mais profissionais e empresas e, com o trabalho que estamos fazendo, a tendência é que nos próximos anos a região suba nesse ranking”, explica o titular da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia. (Ascom Sedecti)