Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Atletismo

Atletismo Foto: João Lima

Foto: João Lima Atletismo Atletismo

Estão abertas as inscrições para o programa Atleta na Escola, que visa incentivar a prática esportiva nas unidades escolares, difundindo valores e práticas olímpicas e paraolímpicas em meio a estudantes de 12 a 17 anos.

As unidades interessadas em participar do projeto devem se inscrever até 30 de abril. As adesões são feitas por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE interativo), também do MEC, no qual serão informadas as modalidades esportivas que serão desenvolvidas na unidade e o número de estudantes participantes que se enquadram no público-alvo estabelecido. A partir do link Programa Atleta na Escola é possível encontrar o local onde as adesões devem ser realizadas, além de orientações e outras informações.

De acordo com o coordenador do programa do Ministério da Educação (MEC), Renausto Amanajas, cada escola participante receberá uma verba fixa de R$ 1 mil e mais R$ 3 por aluno inscrito. “O objetivo é levar o programa aos 5.564 municípios (do Brasil) e a 40 mil escolas que tenham registrado, no censo escolar de 2013, alunos de 12 a 17 anos de idade, independente da série que cursam”, ressaltou, afirmando ainda que os municípios devem aderir ao programa para que as unidades escolares participem do projeto. “A adesão das secretarias estaduais e municipais de educação está aberta desde janeiro e os dados devem ser inseridos por elas no Plano de Ações Articuladas (PAR)”, explicou.

Em 2013, ano de estreia do Programa, a rede estadual de ensino tocantinense alcançou 49,6% das inscrições totais no Atleta na Escola no Tocantins, que teve 619 adesões, incluindo unidades públicas e privadas da Educação Básica. De acordo com a coordenadora de desporto educacional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e do Programa Atleta na Escola no Tocantins, Waltineth Neves, o governo do Estado quer ampliar o número de unidades escolares inscritas, se mantendo referência no País. “Agora cabe aos diretores das unidades estaduais de ensino se inscreverem. Em 2013, cerca de 55% das nossas unidades foram inscritas; já este ano, queremos chegar a um montante próximo a 80%”, afirmou.

Para outras informações sobre o programa, os municípios devem entrar em contato com a Coordenação de Desporto Educacional da Seduc, pelos telefones 3218-2595 e 3218-1494.

Modalidades

Originalmente, foram agregadas ao Programa as modalidades esportivas olímpicas corrida de velocidade (75 e 100 metros); corrida de resistência (mil a três mil metros); e provas de salto em distância. Em 2014, serão contemplados também arremesso de peso; judô e voleibol. Nesta segunda edição, o Atleta na Escola vai contemplar, ainda, o esporte paralímpico, abrangendo as modalidades atletismo, boalball, bocha, futebol de cinco (DV), futebol de sete (PC), judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de roda e voleibol sentado, todas definidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, na faixa de 12 a 17 anos, feminino e masculino. (com informações do MEC)