Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

A região turística “Encantos do Jalapão” é o destino mais procurado por turistas no Tocantins, seja na normalidade do calendário quanto em datas especiais. Após controle feito no carnaval pela Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), que aplicou a Pesquisa da Demanda Turística nos atrativos Cachoeira da Velha, Prainha e Dunas e Cachoeira do Formiga, registrou-se a presença de 1.391 visitantes, a maioria viajando por agências de viagens de Palmas.

Segundo informações do secretário municipal de Turismo de Mateiros, João Miranda de Souza, foram em torno de três mil turistas visitando todo o Jalapão, considerando-se os que viajam por conta própria. Todos os hotéis e pousadas da cidade ficaram lotados no período e também os três campings em funcionamento. A excepcionalidade das belezas do Jalapão e o sempre crescente fluxo de turistas são considerados pela presidente da Adtur, Nilmar Ruiz , estímulos para a profissionalização e a implantação de equipamentos adequados na infraestrutura da região. Para isto, destaca, a Adtur está trabalhando na captação de recursos junto ao Ministério do Turismo, que tornarão o destino Jalapão, a médio prazo, “modelo de turismo receptivo”.

A Adtur tem base de trabalho no Jalapão na antiga fazenda Triago, para controle da entrada de turistas naquela área de domínio do Governo do Estado, onde encontram-se dois dos mais procurados atrativos, a Cachoeira da Velha e a Prainha, pela atratividade da paisagem, águas transparentes, trilhas e espaço para banhos. Utiliza o voucher turístico (documento preenchido pelas empresas que comercializam os pacotes) que permite ao órgão fiscalizar a capacidade de carga, limite de permanência do visitante no atrativo, dentro de critérios de sustentabilidade. Nas Dunas esta fiscalização é de responsabilidade do Naturatins.

Em todos os períodos identificados como alta temporada para viagens ou em eventos que levem grande público ao Jalapão, a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur) aplica Pesquisa da Demanda Turística, para conhecer o perfil sócio econômico e a demanda turística dos viajantes. O ordenamento turístico nos atrativos é feito pela Adtur com a parceria das agências que levam turistas todas as semanas para conhecer suas belezas, Corpo de Bombeiros e, este ano, com o Naturatins.

Os preços cobrados nos atrativos operados por particulares variaram. Na Cachoeira do Formiga, a taxa é de 10 reais para banho e 20 para pernoite. No Fervedouro, paga-se 10,00, nas Dunas a contribuição é livre e na Cachoeira da Velha e Prainha não existe taxa de acesso, exige-se apenas o preenchimento do voucher. Os técnicos relataram um fluxo pesado na cachoeira do Formiga, mais de 300 usuários, ocasionando impacto ambiental no atrativo. Também poluição sonora e ausência de lixeiras suficientes para o armazenamento, medidas solicitadas ao proprietário da área particular. (Ascom Adtur)