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Economia

Foto: Divulgação

Neste sábado, 15, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor e, em referência à data, o Departamento Pró Direitos e Deveres nas Relações de Consumo (Procon Tocantins) vai realizar uma série de ações para informar a população sobre as atribuições do órgão e também sobre seus direitos. Segundo a supervisora pedagógica do Procon, Zeli Fernandes Aguiar, o consumidor passa por muitos problemas por falta de informação. “Queremos que a sociedade conheça as atribuições do órgão de defesa do consumidor, garantindo, dessa forma, o acesso aos benefícios previstos em lei”, disse.

De acordo com a supervisora, o Procon trabalha também para garantir uma postura mais saudável do consumidor. “Acreditamos que para defender também é necessário ensinar, investindo em educação e conscientização sobre as relações de consumo. Por isso, em muitas de nossas palestras, alertamos para que as pessoas observem se não estão tendo consumo exagerado de energia, de água, se não estão comprando aquilo que não precisam”, pontuou.

No ano passado, o Procon/TO registrou mais de 55 mil reclamações de consumidores, o que representa um aumento de 575% num período de oito anos. Em  2005, foram registradas apenas 8 mil queixas.  A maioria dos registros em 2013 está relacionada a assuntos financeiros, envolvendo operadoras de cartões de crédito, bancos e financeiras, com 50,89%. Em 2º lugar no ranking das reclamações vem o setor dos serviços essenciais, relacionado à energia elétrica, operadoras de telefonia e água, com 23,09%.

Já o setor de Fiscalizações visitou, em 2013, 856 estabelecimentos comerciais, que resultaram em 138 autos de infração lavrados pelo descumprimento da norma consumerista e 92 Autos de Constatação. Foram emitidas 88 Recomendações a fornecedores de diversos segmentos do mercado e apreendidos e descartados 4.327 produtos.

Dia do Consumidor

No Tocantins as ações em comemoração ao Dia do Consumidor terão uma programação variada, começando pelo lançamento, logo mais às 17h, no auditório do Procon, da semana em comemoração a data.

As ações do órgão, que é ligado à Secretaria de Defesa Social, continuam na próxima segunda-feira, 17, com entrega de material educativo nas unidades de Palmas e Taquaralto, no terminal rodoviário, aeroporto, Palmas Shopping e Capim Dourado Shopping, no período das 13 às 18h. Na terça-feira, 18, será realizada oficina na Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem, em Palmas, no período da tarde.

As ações encerram na próxima sexta-feira, 21, com a disponibilização da tenda  “Seus Direitos – Fale conosco”, na Feira Coberta da 304 Sul, no período das  18h30 às 20h30; e palestra na UFT/Universidade da Melhor Idade/Serpro, em horário a ser definido.

Ações similares também serão realizadas nos núcleos do Procon de Araguaína, Gurupi, Tocantinópolis, Dianópolis, Guaraí, Colinas do Tocantins e Porto Nacional. (ATN)