Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao participar da cerimônia de entrega de 16 ambulâncias neste final de semana em Paraíso do Tocantins, a 60 quilômetros da Capital, o governador Siqueira Campos destacou a recuperação das finanças do Estado e grande retomada nos investimentos na área da saúde. "Pegamos um Estado quebrado, sem investimentos na área de saúde, e hoje o Tocantins é o que mais investe nesta área no Brasil, segundo o IBGE. Nosso trabalho está sendo reconhecido. Não sou um 'Zé Promessa', sou homem de realização e a prova está aí", disse o governador.

As ambulâncias foram para Paraíso e outras 15 prefeituras da Região de Saúde do Cantão. Uma para cada cidade. Elas fazem parte de um investimento de R$ 10 milhões do governo do Estado que prevê a distribuição de 139 ambulâncias – uma para cada município do Tocantins. Até agora, já foram entregues 115 veículos.

Além de equipadas, as ambulâncias têm um ano de seguro pago pelo governo e três anos de garantia. A declaração do governador em Paraíso do Tocantins vem nas pegadas da pesquisa Perfil dos Estados Brasileiros (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/estadic/estadic2013/), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada. A pesquisa mostrou que o Tocantins, com 16,9% da Receita Corrente Líquida aplicada na área da saúde, foi o Estado que mais aportou, proporcionalmente, recursos para a área. O Estado ficou à frente de Minas Gerais e Pernambuco, que têm um índice de aplicação de 16,3% e 16,2%, respectivamente, no setor.

Cantão

Compõem a Região de Saúde do Cantão os municípios de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso, Pium e Pugmil.