Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os estudantes interessados em participar do Concurso Internacional de Redação de Cartas têm até esta segunda-feira, 17, para realizar a inscrição. O tema para este ano é: "Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida". O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios, no link: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/sustentabilidade/vertenteSocial/concursoInternacionalRedacao.cfm. Podem participar estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino, por meio de suas escolas. 

O certame é realizado no Brasil pelos Correios com o objetivo de desenvolver a habilidade de composições dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. O primeiro colocado ganhará um tablet; o segundo e terceiro, uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV de LED 40 polegadas mais um troféu. O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU), entidade que congrega os operadores postais de 192 países. 

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 800 palavras em formato de uma carta. Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, na qual será escolhida a carta que irá representá-la. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

 O concurso conta com duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado ganhará um tablet; o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV de LED 40 polegadas mais um troféu, e sua redação representará o Brasil na etapa internacional, a ser realizada pela União Postal Universal. As escolas também recebem os prêmios.

Em 2013, o concurso teve a participação de mais de três mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Maírla Marina Ferreira Dias, de Pernambuco, foi a vencedora nacional. Na fase internacional do concurso, o Brasil é o 2° melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, com cinco. No Tocantins, Ester Andrade de Sousa, da Escola Municipal Beatriz Rodriguez da Silva, da rede municipal de ensino de Palmas, foi um dos vencedores da etapa estadual. (Secom Palmas)