Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Educação aprovou na ultima quarta, 19, o requerimento da deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que pede realização de audiência pública para tratar da situação da infraestrutura das escolas púbicas brasileiras. 

A solicitação dessa audiência, segundo a deputada, visa obter esclarecimentos técnicos dos órgãos do Ministério da Educação, e debater acerca da real situação da infraestrutura nas escolas públicas brasileiras, com base nos dados do Censo Escolar de 2012, principalmente sobre o Plano de Ações Articuladas – PAR, onde os municípios estão tendo problemas, devido às dificuldades técnicas de planejamento, execução e na gestão dos recursos.

Em seu requerimento, Professora Dorinha solicitou as presenças do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Romeu Caputo, o presidente do O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) José Francisco Soares, a presidente da  União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Cleuza Rodrigues e o professor da UnB Joaquim José Soares Neto.   

Recentemente foi veiculada no Fantástico uma reportagem mostrando a situação precária de três escolas públicas nos estados de Alagoas, Maranhão e Pernambuco que tiveram as médias mais baixas no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa). A reportagem expôs a situação caótica de escolas públicas e a violação à dignidade das crianças e adolescentes e foi tema de intensa discussão entre os parlamentares da comissão. O Fantástico também preparou uma série de reportagens especiais para mostrar as escolas públicas com educação de qualidade.