Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Em visita às indústrias Talismã Sementes, Filercal e Sementes Vale do Javaés, no município de Formoso de Araguaia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e do Sebrae Tocantins, Roberto Magno Martins Pires, conversou com empresários que destacaram a dificuldade de obtenção de licenciamentos, a falta de mão de obra qualificada e a consequente dificuldade de atração de investimentos como os principais gargalos do município. As visitas foram realizadas na tarde desta última quinta-feira, 20.

À frente da entidade de representação dos interesses da indústria, Pires colocou à disposição do empresariado industrial os serviços de qualificação de mão de obra do Senai, entidade integrante do Sistema Fieto. “60% do atendimento do Senai é feito de forma remota para que possamos chegar a todas as partes do Estado e suprir essa demanda crescente que contrasta com outro problema apontado pelos empresários locais, a falta de postos de empregos”, disse o presidente.

Sobre esta questão, Roberto Pires, apontou a necessidade de atração de indústrias para a região, o que se dá por meio da promoção de um ambiente favorável aos negócios com políticas públicas e incentivos que viabilizem o investimento no Tocantins.

Foi destacado ainda pelos empresários o grande potencial da região e do estado que é o único apto a cultivar semente de soja nesta época do ano em que as outras regiões não apresentam condições climáticas favoráveis (vazio sanitário).

Indústria da Transformação

Defesa recorrente do presidente da Federação, a transformação dos produtos extraídos no Tocantins, foi novamente citada como forma de agregar valor e gerar desenvolvimento. “Nós vimos aqui na região um bom exemplo de como a indústria de transformação pode ser interessante para o empresário e a região, uma vez que os postos de trabalho gerados na fabricação de tintas a partir do calcário, já são menores que os postos da área de extração”, citou.