Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ministério da Educação (MEC) divulga, na manhã desta terça-feira, 25, o resultado dos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Cada candidato pode verificar a sua situação por meio do site do sistema. As matrículas dos aprovados nesta fase começa nesta quarta-feira, 26, e segue até a próxima sexta, 28, diretamente com as instituições onde os estudantes iram cursar o ensino técnico.

Na primeira edição de 2014, o Sisutec teve 1.016.211 inscrições. Considerando que cada candidato pode concorrer em duas opções de curso,  total de inscritos chegou a 527.730. O estado do Rio de Janeiro liderou as inscrições com 111.282, seguido de Minas Gerais com 100.738 inscrições. São Paulo aparece em terceiro lugar, com 88.586 inscrições.

A primeira edição de 2014 do Sisutec ofereceu 293.738 vagas em cursos técnicos subsequentes, para candidatos que tenham o ensino médio completo. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período entre 14 de abril e 12 de maio.

As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, obtido nota superior a zero na redação, e que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas. 

Os resultados da segunda chamada devem ser divulgados em 1º de abril. Após a realização das duas chamadas, todos aqueles que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes. (Fonte: EBC)