Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PROS/TO) participou nesta quarta (26) de audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, para tratar da malha rodoviária do Tocantins. Em pauta, a Ferrovia Norte-Sul, as BR-010, 153 e 235, a Ponte Xambioá e travessias urbanas de algumas cidades.

Ataídes solicitou ao ministro a inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da pavimentação asfáltica da BR-010 nos trechos ainda não contemplados. “César Borges ficou sensibilizado com o nosso pedido e disse que fará o possível para que a obra seja realizada já no do próximo PAC, o PAC III”, comemorou o senador. O trecho que sai da divisa do Tocantins com o Maranhão até Pedro Afonso, também deverá ser incluído no PAC. O Ministro anunciou também que a presidenta Dilma Rousseff participará, em junho, da inauguração do trecho da Norte Sul até Anápolis (GO). O governo já finaliza correções na ferrovia, faltando apenas licença de operação a ser fornecida pelo IBAMA.

Em relação à BR-153, César Borges informou que, até abril, será publicado edital de leilão (concessão) da duplicação da rodovia, no trecho Anápolis-Gurupi. “Até maio, será feito o leilão. Já existem duas empresas interessadas, segundo nos disse o ministro”, afirmou o senador. Quanto ao trecho a ser duplicado da BR 153 de Gurupi a Palmas, as obras serão feitas pelo Governo Federal por meio do PAC.

Outro assunto tratado no encontro foi a Ponte Xambioá. O ministro informou que os estudos do projeto estão sendo finalizados, e os recursos já se encontram no PAC II. A previsão é que a licitação ocorra de julho e setembro. Quanto à duplicação das travessias urbanas, essas também serão incluídas no PAC.