Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretária de Estado da Segurança Pública possui uma importante ferramenta para auxiliar a investigação criminal que possibilita a desvendar crimes em todo Estado, o Disque denúncia tem como objetivo ser uma alternativa para que o cidadão colabore de maneira segura e sigilosa com a Polícia Civil. O disque denúncia funciona por meio dos telefones, 197 que funciona, 24 horas e o 0800-631-190, das 12:30 hs ás 18:30 hs de segunda à sexta-feira.

O cidadão pode fazer a denúncia com a garantia de que sua identidade e seu contato não serão pedidos ou revelados. As denúncias serão apuradas pela PC e, caso necessário, serão abertos inquéritos para que o crime denunciado seja investigado ou outro procedimento adequado, caso já não haja investigação. A partir da denúncia feita pelos telefones, são averiguados e repassados para as Unidades que afeta a ocorrência.

Para o Delegado Chefe da PC, Bonfim Santana Pinto, o Disque Denúncia só funciona se tiver a participação efetiva da comunidade. “È uma ferramenta de grande valor, pois precisamos que a comunidade, o cidadão, liguem e denunciem, é preciso que a população seja os olhos e o braço da Polícia nas ruas”, ressaltou.

Ainda conforme o Delegado, uma denúncia anônima também gera economia ao Estado e a toda população, pois recursos públicos deixam de ser gastos com diligências colaborando para uma prestação de serviço mais eficiente, evitando outros delitos

Participação do Cidadão

De acordo com dados da PC a participação da comunidade na comunicação pela ferramenta ainda é baixo. “Queremos pedir à população para que colabore com a Polícia para que o cidadão que presenciou algum crime, saiba a localização do paradeiro de algum procurado ou pessoa desaparecida ou outro tipo de irregularidade, ligue para o Disque Denúncia.”, finalizou o Delegado. (Ascom SSP)