Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o objetivo de prevenir e diagnosticar casos de hanseníase, chega a Pedro Afonso, nesta segunda-feira, 31, a Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase”. No município, a Carreta ficará estacionada na Praça Lisyas Rodrigues os atendimentos iniciam a partir das 8 horas. Na terça-feira, 1º, os atendimentos continuam em período integral.

O caminhão itinerante conta com cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da hanseníase e distribuição gratuita dos remédios para o tratamento da doença. Ainda no espaço, serão realizadas avaliação de glicemia (testes glicêmicos), medidas de pressão arterial, dentre outras ações básicas de saúde.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que o Tocantins é um estado hiperendêmico para a hanseníase, em 2013 foram registrados 833 novos casos da doença. 

A Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase” é um projeto da Novartis Corporativa, em parceria com o Governo Federal, e em Pedro Afonso esta ação é realizada por meio de parceria com o Instituto Sócio Educacional Solidariedade (ISES) e apoio da Prefeitura Municipal.

Dados Hanseníase Tocantins

De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde, em 2012 foram notificados 1.057 casos de hanseníase, enquanto em 2013 apresentou 833 novos casos da doença. Segundo parâmetros do Ministério da Saúde regiões onde existem 40 ou + casos novos por 100 mil habitantes são considerados hiperendêmico. Em 2012, o Tocantins encerrou o ano com 72 casos novos/100.000 habitantes ficando em 2º lugar no país, atrás do Mato Grosso.

Instituto

O ISES - Instituto Sócio Educacional Solidariedade é uma entidade sem fins lucrativos e atua na área de gestão pública com projetos auxiliando o Estado na elevação dos índices de qualidade na prestação de serviços de relevância públicas nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Meio Ambiente.