Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece neste fim de semana, a 11ª edição do tradicional torneio Beco do Pescador de Pesca Esportiva. A edição deste ano estará oferecendo ao campeão uma premiação diferenciada, um Barco Marreco de 05 metros. A disputa acontecerá no espaço físico do Pesque & Pague Tambaqui “o Pesque & Pague do Anísio”. Nos últimos anos esta disputa passou a ser bastante aguardada pelos amantes da Pesca Esportiva de todo o Sul do Tocantins. Serão dois dias de competição, com início no sábado (12), a partir das 14h e finalizado no domingo (13).

O torneio será limitado a um número máximo de 140 competidores, de ambos os sexos, com limite mínimo de idade, 12 anos completos, sendo que para os menores será obrigatório o acompanhamento dos pais ou um responsável legal. A disputa contará com duas fases (Classificatória e Final). Na fase de classificação os pescadores inscritos serão divididos em dois grupos (A e B), que competirão dentro dos seus respectivos grupos, classificando se os 25 melhores colocados do grupo A e os 20 primeiros do grupo B, perfazendo um total de 45 competidores, para a segunda fase (final).

A contagem de pontos se dará conforme o tamanho do peixe fisgado, sendo que só contarão pontos os exemplares com medida mínima de 40 centímetros. Na fase de classificação cada competidor poderá marcar até 20 peixes e na final serão 10 peixes no máximo. Na fase decisiva todos os competidores iniciarão com a pontuação do maior exemplar capturado na fase classificatória. Idealizado e promovido pelo empresário, do ramo de Pesca & Náutica de Gurupi, Adilson Batista Fonseca, o torneio começou em 2004, com 38 competidores, sendo feito uma competição por ano. Este ano a disputa chega à sua 11ª edição aonde se espera um número Record de participantes, movidos pela bela premiação oferecida.

O gurupiense Jonathan Ferreira vai entrar na disputa como o último campeão. As outras edições tiveram os seguintes vencedores. 2004: Trajano Rodrigues (Gurupi); 2005: Juvenal Roveroni (Gurupi); 2006: Francisco Tuffy (Gurupi); 2007: Marcelo Barberato (Gurupi), in memorian; 2008: Francisco das Chagas (Gurupi); 2009: Crystopher Lacerda (Goiânia/GO); 2010: Alan Diones (Gurupi); 2011: Carlos Alfredo (Gurupi) e 2012: Rodrigo Bianchi (Gurupi). Mostrando uma grande regularidade, em todas as edições da disputa, nunca se repetiu um campeão.

Os interessados deverão procurar na Loja Beco do Pescador sendo que poderão se inscrever até durante a fase de classificação, desde que haja vagas. A organização do evento estará doando dois quilos de alimentos ao abrigo do idosos de Gurupi, para cada inscrição efetuada. Contarão pontos as espécies: Tambaqui (Caranha e Pacu-Caranha), Surubim, Piabanha “Matrinchã” e Tucunaré.

Serão premiados os cincos primeiros colocados, com troféus, medalhas e um prêmio extra em materiais de pesca. O competidor que capturar o maior peixe também levará um prêmio extra. Os guias de Pesca do sul do Tocantins promoverão, no período do torneio, o terceiro encontro de pescadores esportivo, com palestras sobre esta modalidade.