A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) destinou R$ 900 mil das suas emendas individuais para colaborar na implantação do banco de olhos do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP).
Esse recurso será disponibilizado para aquisição de equipamentos que viabilizem o transplante de córneas. "O HGPP é o principal hospital do Tocantins, pois recebe pacientes até de outros estados. Precisamos buscar oferecer melhor qualidade e novas formas de atendimento à população", disse Dorinha.
A médica da central de transplantes, Donilda Rodrigues, explicou que esse recurso é muito bem vindo, uma vez que a central já existe desde 2009 e que a implantação do Banco de Olhos é essencial para que o Tocantins inicie as atividades de transplante de córneas. "Com a implantação do Banco de Olhos, as córneas doadas serão preparadas e armazenadas para o transplante", disse.
O banco de olhos é o setor responsável pela retirada, transporte, avaliação, classificação, preservação, armazenamento e disponibilização dos tecidos oculares doados (ou seja, responsáveis por todas as etapas de processamento dos tecidos oculares doados). Somente os Bancos de Olhos estão preparados para realizar o necessário controle de qualidade dos tecidos oculares doados que serão distribuídos para transplante. É a única maneira de garantir que os procedimentos de processamento dos tecidos oculares doados serão feitos de maneira ética, com segurança, por profissionais capacitados, de acordo com as "Normas Médicas Internacionais" para este tipo de atividade e com a legislação em vigor.