Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Um total de 4833 pessoas já tinham se vacinado contra a gripe até às 12 horas do último sábado, 26, Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.  Na Unidade de Saúde da 403 Sul um café da manhã aguardava quem foi se  vacinar. Iniciada no dia 22, a Campanha segue até o dia 09 de maio, no Dia D as Unidades de Saúde da Família da capital estarão abertas até às 17 horas.

Entre os que buscaram se imunizar, 408 são gestantes, 85 mulheres no pós-parto, 1608 idosos, e 124 profissionais que pertencem aos grupos preconizados para a vacina.

Em Palmas a Meta é vacinar aproximadamente 45 mil pessoas pertencentes aos grupos de risco sendo Idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A aposentada Cecília Carneiro dos Santos, 67 anos, foi uma das primeiras a procurar a vacina neste sábado, segundo ela, desde que começou a ser vacinada teve melhoras em sua qualidade de vida. “Antes de começar a me vacinar eu vivia gripada. Depois da vacina é difícil isso acontecer, por isto não perco a Campanha de jeito algum”, contou.

A coordenadora de Imunização do Município, Juliana Souza, explica que desde  o início da imunização contra a gripe, em 1999, houve um impacto positivo na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis em decorrência de complicações da gripe.

Juliana ressaltou ainda a inclusão em 2014 no grupo a ser vacinados das crianças de 02 a 05 anos.

A Campanha segue até o dia 09 de maio em 33 Salas de Vacinas da capital. As pessoas pertencentes aos  grupos preconizados para a vacinação deverão procurar a unidade básica de saúde para que possam ser imunizados.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, para os portadores de doenças crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças respiratórias crônicas, imunodeprimidos etc.), mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. (Secom Palmas)

GRUPO

POPULAÇÃO

Crianças a partir de 06 meses até < 02 anos

(até 02 anos 11 meses e 29 dias)

7.010

Crianças de 02 a 04 anos (novo grupo que foi incluído)

12.542

Idosos a partir de 60 anos

10.578

Gestantes

3.505

Puérperas

576

Trabalhadores da Saúde que atuam no atendimento à influenza

4.714

Portadores de Doenças Crônicas (estimativa)

6.057

Total

44.982