Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Um aplicativo tocantinense produzido para dispositivos móveis acaba de ser lançado na Google Play e na App Store em duas versões: gratuita e paga (versão completa). Em português, inglês e espanhol, “Noé e os animais” é o primeiro app desenvolvido pela Apprehendere, empresa formada pelo analista de sistemas, William Siqueira, pelo designer, Marcelo da Silva e pela jornalista Hamistelie Soares. A Apprehendere pretende aproveitar o interesse das crianças por celulares e tablets para oferecer soluções de entretenimento que também sejam educativos.

“Noé e os animais” conta a história do personagem bíblico que vivenciou o dilúvio, ressaltando a participação dos animais na aventura. O aplicativo traz também um mini-game que testa a memorização dos sons emitidos pelos animais. Além disso, há um ambiente denominado "zoo",  onde 22 verbos onomatopaicos são apresentados aos pequenos nos três idiomas.

Apesar de recente, o aplicativo já foi baixado em todos os continentes, com boa aceitação em países como Estados Unidos, Inglaterra, México, África do Sul, Austrália, Chile, Paraguai, China, Japão e Indonésia.

Idealizado por William Siqueira, o aplicativo surgiu da necessidade encontrada por ele em oferecer para as filhas uma opção de jogo seguro. “Muitos dos aplicativos infantis estão cheios de armadilhas, oferecendo links de propagandas de outros produtos nem sempre apropriados para crianças. Além disso, a maioria não está  focada em educação", conta Siqueira.

Para os próximos dias, Siqueira explica que o aplicativo também ficará disponível em chinês (mandarim) e nos próximos meses a Apprehendere projeta lançar outros dois aplicativos que utilizam recursos tecnológicos para dispositivos móveis, com a finalidade de transformá-los em novas experiências didáticas.