Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Sociedade em Foco

Foto: Divulgação

A empresária gurupiense Andréa Stival foi homenageada neste último sábado (03/05), em Uberaba (MG), durante a 80ª Exposição Internacional de Gado Zebu (Expozebu 2014).  A feira, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), segue até o dia 10, celebra os 80 anos da entidade e homenageia as pessoas que ajudaram a construir o caminho para tornar o gado zebuíno a base da pecuária nacional.

As homenagens ocorreram durante a cerimônia de abertura da Expozebu, na manhã deste sábado. "Fazemos parte da mais antiga e representativa entidade de pecuária do Brasil. Devemos esse sucesso e importância a desbravadores e pioneiros, que receberão uma justa homenagem no evento que marca os 80 anos da principal exposição mundial do zebu", ressaltou Luiz Cláudio Paranhos, presidente da ABCZ.

Empresária do ramo do agronegócio, Andrea, que presidiu a Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) entre 2009 e 2011, conta que se sente honrada representar Gurupi e o Estado nesta cerimônia de homenagens da ABZC. “Recebo com muita felicidade esta homenagem nos 80 anos da ABCZ. Mas recebo juntamente com minha família que, por todos esses anos juntos, somamos esforços para progressão da pecuária, especialmente no Tocantins”, frisou Andrea, agradecendo também a colaboração dos amigos e parceiros.

Perfil Andréa Stival

Advogada. Coordenadora do Cooperar - Projeto Socioambiental da Cooperfrigu. Foi presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Tocantins e também Secretária da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins. Presidiu a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), onde implantou o projeto Circo do Nelore, uma iniciativa inédita que percorreu sete cidades tocantinenses levando informação e entretenimento com a peça teatral “Sorria Meu Boi” e com a cartilha informativa.

Expozebu 2014

Várias ações serão realizadas nas áreas técnica, comercial e cultural da Expozebu deste ano. Entre elas, destaque aos julgamentos das raças zebuínas e aos leilões tradicionais, além da Expozebu Dinâmica, que reserva a demonstração de tecnologias voltadas para o setor pecuário, além da apresentação das mais modernas máquinas e implementos agrícolas disponíveis no mercado para facilitar o trabalho do produtor rural.

A ABCZ estima que a feira deste ano apresente ligeiro aumento na movimentação financeira total, superando os R$ 150 milhões obtidos em 2013. Quanto ao público, a entidade espera a presença de mais de 217 mil pessoas durante o evento. São esperados mais de 300 estrangeiros, oriundos de 30 países diferentes. (Com informações de http://www.abcz.org.br)