Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Secretário Marcílio Ávila, responsável pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) reuniu-se nesta quinta-feira, 08, com empresários e industriais do Setor Industrial de Taquaralto, região sul de Palmas, para buscar melhorias para o setor. A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Cleide Brandão, e o Secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Claudemir Portugal, também participaram do evento e se prontificaram a buscar soluções junto à Seisp para o desenvolvimento da região.

De acordo com Joelson Barbosa Pereira, industrial instalado na Capital desde 2006, o setor surgiu em 2009, depois de uma remoção da área que era destinada à indústria próxima à TO-050 para o atual. "Com a promessa de que o local receberia a infraestrutura adequada e os devidos alvarás, vários industriais se estabeleceram na região. No entanto, produzir tem sido um luta diária, o acesso ruim, falta de água e energia instável vem dificultando muito a possibilidade de desenvolvimento", explicou.

O Secretário ouviu atentamente todas as reivindicações e sugestões e já está mobilizando equipes para amenizar os problemas. "Não adianta querer tapar o sol com a peneira, pude eu mesmo conferir ao chegar ao setor diversos problemas estruturais, isso compromete diretamente o trabalho dessa classe que é fundamental para o crescimento de Palmas. Por isso, tudo que estiver dentro do alcance de nossa pasta será feito o mais rápido possível”, disse. 

Comissão

Na oportunidade, foi criada uma comissão composta por cinco representantes da classe que vão acompanhar as reuniões em busca de melhorias para o setor.

A empresária Simone Rosa de Oliveira está na Capital há 20 anos e acredita que, com a iniciativa, muitas melhorias podem beneficiar a indústria da Capital, proporcionando até uma produção suficiente para alcançar mercados mais distantes, como outros estados.

“Essas reivindicações são para um todo, e com a comissão estabelecida acredito que o desenvolvimento industrial de Taquaralto deve acontecer. Com essa reestruturação, melhora o investimento de produção de matéria-prima e mão de obra, o que deve favorecer a busca de outros mercados até em outros estados, fortalecendo ainda mais a economia da região”,enfatizou a empresária. 

Resultados positivos

A reunião já trouxe alguns resultados positivos. Equipes da Seisp serão mobilizadas para realizar o cascalhamento do local e melhorar o acesso até que obras de drenagem e pavimentação, previstas para o ano que vem, sejam iniciadas. O investimento é de cerca de oito milhões e a obra deve estar em fase de projeto ainda neste ano. 

Outros serviços, como limpeza do setor e manutenção da iluminação, também serão verificados e, se necessários, realizados pela Seisp. (Secom Palmas)