O Detran Tocantins está realizando de norte a sul do Estado, através das Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito), diversas ações em prol do Maio Amarelo, movimento que busca a conscientização de condutores, ciclistas e pedestres no trânsito. Atividades como blitz educativa, palestras em escolas, passeatas, ações integradas com veículos de comunicação e empresários locais têm chamado a atenção da população do Estado.
Araguatins
Na Ciretran de Araguatins os servidores vestem amarelo em apoio ao Movimento. Materiais educativos e fitilhos com o símbolo do Maio Amarelo estão sendo distribuídos no setor de atendimento ao público da circunscrição.
Formoso do Araguaia
Em Formoso do Araguaia, a equipe da Ciretran reuniu a Secretaria Municipal da Saúde, que desenvolve o projeto voltado para o trânsito chamado de ”Formoso em Defesa da Vida”, e a Polícia Militar para juntos desenvolverem ações de conscientização junto à população do município. Blitze educativas e ações no período da Exposição Agropecuária, voltadas para divulgação da mensagem do Maio Amarelo, serão realizadas até o final do mês.
Miracema
A equipe de educação para o trânsito da Ciretran de Miracema tem buscado diversos parceiros para promoção do Maio Amarelo no município, dentre eles os CFCs (Centros de Formação de Condutores), empresas credenciadas junto ao Detran-TO. A mensagem do Movimento foi divulgada também na abertura do 24º JETS e PARAJETS (jogos estudantis da rede estadual do Tocantins). Durante a solenidade a prefeita Magda Borba demonstrou apoio ao Maio Amarelo.
Além disso, a Ciretran de Miracema realizou também um adesivaço nos carros dos parceiros, servidores e usuários do órgão.
Paraíso do Tocantins
A Ciretran de Paraíso está realizando uma grande mobilização com parceiros e instituições de ensino. Materiais educativos estão sendo distribuídos em blitze educativas e em palestras nas escolas. Na sede da Ciretran usuários também estão sendo orientados sobre as posturas corretas no trânsito.
Pedro Afonso
A população de Pedro Afonso também está aderindo ao Maio Amarelo através do trabalho realizado pela Ciretran. Diversas ações em instituições de ensino e com crianças do projeto social AMA (Amigos do Meio Ambiente) estão sendo realizadas como forma de conscientização.
Xambioá
Em Xambioá, a decoração das vitrines de lojas no centro da cidade foi modificada –roupas e acessórios usados pelos manequins eram amarelos. Blitz educativa e palestras em escolas também estão chamando a atenção da população por um trânsito mais seguro.
Maio Amarelo
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o "Outubro Rosa" e “Novembro Azul", os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução acidentes de trânsito com o objetivo de colocar em pauta, para sociedade, o tema trânsito, além de estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
Mais do que ressaltar os altos índices de mortos, feridos e sequelados permanentes no trânsito no Brasil e no mundo, o desejo é mobilizar e envolver sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutirem o tema, além de promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão em seus deslocamentos diários no trânsito.