Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a realização da 14ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins, em Palmas, o secretário de Produção e Cooperativismo de Gurupi, Pedro Dias, acompanhado de piscicultores do município, despachou com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Tocantins, Agostinho de Oliveira Chaves, onde reivindicou recursos financeiros da ordem de R$ 900 mil, para a construção de um abatedouro de peixes. Na oportunidade, o delegado do MDA recebeu o projeto do empreendimento.

Pedro Dias justificou a necessidade desse abatedouro de peixes, que segundo ele, irá atender não só piscicultores de Gurupi, mas também, da região, e lembrou que o Brasil tem um potencial muito grande para a indústria de pescado, tanto pela extensão da costa marítima quanto pelo volume de água doce disponível. Dias explica ainda, que dados estatísticos apontam que a preferência dos brasileiros é por pescado in natura já limpo ou na forma de filés.

O abatedouro de peixes em Gurupi, segundo o secretário Pedro Dias, dará uma importante contribuição para a piscicultura na agricultura familiar, vez que a atividade também tem como função preservar o meio ambiente, oferecer opção de alimentação rica em proteínas e ainda, proporcionar novas alternativas para geração de trabalho e renda.