Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Luiz Brito Aguiar, ex-prefeito de Gurupi, faleceu aos 90 anos na madrugada desta sexta-feira, 16. Luiz encontrava-se acamado no Hospital Regional de Gurupi e após seu falecimento o atual prefeito da cidade, Laurez Moreira, emitiu nota de pesar e decretou luto oficial no município durante três dias.

O sepultamento está marcado para acontecer às 09h da manhã do sábado, 17, no Cemitério São José, mais conhecido como Cemitério Novo. O corpo está sendo velado na Avenida Pará.

Trajetória política

Luiz Aguiar, marcou sua história em Gurupi com militante partidário na política municipal. Em 1961 foi eleito como vice-prefeito na primeira eleição direta de Gurupi, e, em 1964, com o assassinato do então prefeito Francisco Henrique de Santana, conhecido como Chiquinho Santana, Luiz Aguiar mudou-se da fazenda Boa Esperança para a cidade de Gurupi para assumir a vaga de prefeito.

Desde então se dedicou à trajetória política atuando como presidente do diretório Municipal da União Democrática Nacional (UDN), depois presidiu o diretório da extinta Arena e com o fim do partido, na década de 1980, migrou-se para o Partido Democrático Social (PDS) que passou a ser PFL, que hoje leva a nomenclatura de Democratas (DEM). (Com informações Secom Gurupi)