Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Douglas Gomes

Em 2012, o setor de transporte de cargas sofreu prejuízo de R$ 1 bilhão com o roubo a caminhões. Os carregamentos mais visados pelos bandidos foram os de cigarro, alimentos e produtos eletrônicos. Em 2013, dados ainda não divulgados, apontam que esse valor aumentará, uma vez que mais de 15 mil ocorrências foram registradas. O deputado federal César Halum (PRB-TO), participou na última terça-feira (20), da instalação da Frente de Combate ao Roubo de Cargas e na oportunidade foi designado pelo presidente da frente e líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton (PRB/TO), como coordenador dos trabalhos no Estado do Tocantins.

Um dos objetivos da Frente é discutir medidas para agravar a pena dos envolvidos com esse tipo de crime. Os parlamentares estarão empenhados para aprovar o Projeto de Lei 1.778/11, que prevê punição para empresas envolvidas com a receptação dos produtos roubados. Segundo a proposta, a empresa que for pega comercializando produtos de furto, contrabando ou de qualquer ato ilícito terá o CNPJ suspenso por 180 dias e, no caso de reincidência, o cadastro será suspenso definitivamente. 

Halum ressaltou a importância da Frente para mobilizar os parlamentares quanto à importância do assunto. “Não é possível continuarmos com crimes, mortes e, principalmente, com perdas nessa atividade fundamental para o Brasil. Temos iniciativas excelentes aqui na Casa, o que falta é agilidade para buscar uma solução”, afirmou.

O republicano exemplificou ao citar que o contingente de policiais rodoviários federais diminuiu sistematicamente nos últimos anos. “Em Tocantins, no ano de 2006, eram cerca de 190 policiais, hoje são 90. É preciso valorizar o trabalho destes servidores, aumentando o número de agentes, pois assim nossas estradas estarão mais seguras”, disse.

O evento foi acompanhado por representantes das empresas ligadas ao setor, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e dos caminhoneiros.