Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Ascom Seduc Professores estão aprendendo como aproveitar da melhor maneira a lousa digital em sala de aula Professores estão aprendendo como aproveitar da melhor maneira a lousa digital em sala de aula

Professores da rede estadual de ensino participam, em Palmas, de oficinas pedagógicas para utilização da lousa digital. A intenção da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) é contribuir para o planejamento das aulas com utilização de recursos multimidiáticos. No Tocantins, cerca de 450 escolas já contam com a lousa digital.

De acordo com a técnica da Seduc, Telma Reijane Pinheiro Costa, as oficinas são realizadas por área de conhecimento, no horário da atividade do professor. Durante a formação, o educador faz um planejamento de aula utilizando as ferramentas da lousa e leva para a prática o que foi apresentado durante o curso. “Existe uma ferramenta que faz com que o professor ou aluno se interajam durante a aula. Por exemplo, escrever, destacar, buscar uma imagem da internet e tornar a aula mais dinâmica”, ressaltou.

Para o professor Johnny Trindade de Assis, a oficina vai permitir que os educadores utilizem mais uma ferramenta em sala de aula, tornando o conteúdo mais rico e de fácil compreensão para o aluno. “É uma oportunidade de aproveitar mais as ferramentas com a tecnologia, assim contribuir para o rendimento do aluno”, pontou.

As oficinas tiveram início na segunda-feira, 19, e seguem até esta quarta, 21, no Centro de Ensino Médio Tiradentes. Durante os três dias, os professores foram capacitados para utilizar as lousas em aulas de História, Geografia, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e Linguagens e Códigos. (Ascom Seduc)