Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Avaliadores do Inep estiveram na UFT

Avaliadores do Inep estiveram na UFT Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Avaliadores do Inep estiveram na UFT Avaliadores do Inep estiveram na UFT

Os cursos de licenciatura em Física e Química oferecidos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) na modalidade Educação a Distância (EaD) receberam nota 4 - em uma escala de 1 a 5 - e agora são reconhecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Os cursos foram avaliados in locco entre final do mês de abril e o início de maio por uma comissão designada pelo Inep. Durante a visita, os avaliadores verificaram as condições de ensino, o perfil do corpo docente, discente, técnico-administrativo, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica das licenciaturas.

Para o diretor de Tecnologias Educacionais da UFT, Damião Rocha, o resultado da avaliação confirma o compromisso dos cursos EaD de expandir e interiorizar a oferta de educação superior no país. "Docentes e discentes da EaD na UFT têm demonstrado que a educação mediada por tecnologias é eficiente e já se consolidou na Universidade", afirma ele, que atribuiu a boa nota ao trabalho de gestão dos cursos nos últimos dois anos realizado em conjunto com coordenadores, tutores, polos, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Reitoria.

A UFT oferta atualmente quatro cursos de graduação na modalidade EaD, com cerca de 900 alunos matriculados. Além de Química e Física, o curso de Biologia também já é reconhecido pelo Inep, tendo obtido igualmente nota 4. O curso de bacharelado em Administração Pública ainda não passou por esta avaliação. Isso porque o processo de reconhecimento começa quando a primeira turma do novo curso entra na segunda metade da carga horária oferecida. (Ascom UFT)