Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Agência Sebrae

O Sebrae Tocantins realizou nesta última quarta-feira, dia 21, Café Empresarial com o tema segurança pública. A falta de integração e unidade entre instituições foi apontado pela maioria como o principal problema que contribui para a falta da segurança. O encontro, que é uma parceria da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins (Acomac), Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas e Sebrae, contou com a participação de mais de 20 empresários e autoridades do executivo, do legislativo e do judiciário.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Nogueira, apontou alguns dados relacionados à violência na Capital. Segundo o coronel, somente em 2014 na região central foram registrados 59 roubos a estabelecimentos comerciais e 143 prisões em flagrante delito. Para o coronel, a expectativa é aumentar a presença ostensiva da PM nas ruas. “Nossa meta é realizar bloqueios e aumentar abordagens a veículos e pessoas nas saídas de Palmas”, informou, acrescentando que encontros como esse mostram a importância de compartilhar responsabilidades. “O marginal sabe quando a sociedade está desunida e se aproveita para cometer os delitos”, analisou.

Além do comandante, compuseram a mesa participando do encontro José Omar de Almeida Júnior, procurador de Justiça e presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública; Luiz Zilmar dos Santos Pires, juiz da 4ª Vara Criminal, Maria Natal de Carvalho Wandereley, promotora de Justiça - 26ª Promotoria de Justiça da Capital; Rafael Gonçalves, juiz da 3ª Vara Criminal de Palmas; Jean Pereira da Silveira, diretor do Sistema Penitenciário e Prisional, vereador Joel Borges, presidente do Comitê Municipal de Segurança; e Ademir Portugal, secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de Palmas.

Para os juízes e promotores, há brechas na legislação que impedem uma maior efetividade na luta contra o crime organizado, como por exemplo penas amenas para réus primários nos casos de tráfico de drogas. Mas tanto para os magistrados como para os líderes do poder executivo e legislativo se faz urgente a necessidade de se criar uma rede de trabalho em prol da segurança pública.

Oportunidade

Para o empresário Walter Luiz, representante da Acomac, essa é uma excelente oportunidade para que a classe empresarial tenha conhecimento dos problemas da segurança pública. “São questões complexas. Essa é nossa oportunidade de influenciá-los. Não está só nas mãos deles. Isso traz ganhos para sociedade”, avaliou. Segundo Fabiano do Vale, empresário e presidente da Acipa, o encontro permite que os empresários contribuam no encontro da solução para a questão da segurança pública. “Acontece também uma troca de ideias para que tenhamos uma segurança melhor, porque a sociedade tem que fazer a sua parte”, afirmou.

Encontros

Os Encontros Empresariais, que fazem parte do programa Sebrae Mais para empresas avançadas, promovem a interação de empresários de um mesmo setor ou de vários setores, por meio de um ciclo de encontros e eventos planejados. Nos encontros, os empresários são estimulados a trocar experiências, compartilhar erros e acertos e dar depoimentos, sempre com o propósito de contribuir para a melhoria ou para a transformação de seus negócios.

Além disso, os encontros permitem a criação de uma rede de contatos e de futuros parceiros, num esforço conjunto para estabelecer novas relações de negócios, resolver problemas comuns do dia a dia, compartilhar soluções já testadas e consolidadas entre as empresas participantes. O encontro de hoje foi o segundo. O primeiro aconteceu em Taquaralto com o mesmo tema: segurança pública. O assunto continuou em pauta a pedido dos empresários. (Agência Sebrae)