Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 27, conselheiros do CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, órgão vinculado a Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, conheceram as obras de ampliação da Granol, em Porto Nacional.

A empresa é beneficiada pelo incentivo fiscal Proindústria, concedido pelo Governo do Estado. Contando com as vantagens concedidas, a Granol está investindo no empreendimento tocantinense e agora vai passar a produzir, além do biodiesel, outros subprodutos da soja, agregando mais valor ao produto.

Gerando cerca de 200 empregos diretos, a empresa pretende duplicar esse número quando a esmagadora de soja estiver em pleno funcionamento, em 2015. Durante a fase de construção, cerca de 500 pessoas estão empregadas, a maior parte dessa mão de obra, é de Porto Nacional.

Para o conselheiro do CDE, representante suplente da FAET – Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Sany Naimayer, “o incentivo fiscal é um benefício não só para a empresa, mas também para a comunidade e o Estado, como um todo, através da geração de empregos”.

Segundo o representante da empresa, Jordel Machado, a expectativa de produção com o final da obra, no primeiro semestre de 2015, é alta. “A previsão de aplicar a produção de biodiesel de 350 para 500 m³ de biodiesel por dia, além de esmagar diariamente 2 mil toneladas de soja e produzir 1600 toneladas de farelo. A Granol acredita no Estado e por isso está investindo aqui”.

O secretário executivo da Sedecti, Marcos Jair de Aguiar, que na visita representou o titular da pasta e presidente do CDE, Paulo Massuia, ressaltou a importância econômica da empresa para o Tocantins. “Ampliando a operação, uma empresa como a Granol tem grande impacto na economia local, o que beneficia diretamente a economia de Porto Nacional e região”, destacou Aguiar, lembrando que ao beneficiar a produção primária e industrializar aqui, agrega valor aos produtos.

Conheça a Granol

A Granol é uma empresa com capital 100% nacional, fundada em 1965, em São Paulo. Atualmente é líder na produção de biodiesel e de produtos derivados da soja. Possui cinco complexos industriais, 23 regionais de compra e armazenagem de grãos, duas usinas de biodiesel – localizadas em Anápolis-GO e Cachoeira do Sul-RS, uma fábrica de lecitina em Anápolis-GO, um terminal marítimo e outro fluvial, além do escritório matriz em São Paulo-SP.

O que é o Proindústria

O programa de incentivo fiscal Proindústria beneficia empresas do segmento econômico industrial, que querem se instalar no Tocantins ou, se existentes, que apresentem projetos de expansão. A carga tributária mensal é reduzida para 25% do valor devido, além de desonerar também toda a fase anterior de produção (importações e aquisições internas de insumos, matéria-prima, energia elétrica, aquisição de bens de capital e para o ativo fixo). (Ascom Sedecti)