Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A próxima sexta-feira, 30, será o último dia para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários da vacinação contra a Gripe serem imunizadas. A vacina está disponível nas Unidades de Saúde da Família, e Policlínicas. A campanha já havia sido prorrogada desde o dia 09 de maio.

De acordo com dados parciais da Central Municipal de Vacinação, até o momento 55% das pessoas que deveriam ser vacinadas receberam a imunização. A vacinação é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Estes são os públicos mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.

A vacina contra gripe está disponível nos postos de vacinação desde o dia 22 de abril, quando começou a campanha. Em Palmas, de acordo com a Coordenadora de Imunização, Juliana Sousa, a meta é vacinar aproximadamente 45 mil pessoas.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza, podendo reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se dirigir aos postos de saúde com o cartão de vacinação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Na Capital a vacina está disponível em 33 salas de vacinas em Unidades de Saúde de todas as regiões da cidade. (Secom Palmas)