Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação Curso de padeiro Curso de padeiro

Oferecer oportunidade de capacitação e qualificação profissional aos jovens e trabalhadores da cidade de Paraíso do Tocantins e região. É com este objetivo que o câmpus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), oferece capacitação para cerca de 400 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, no primeiro semestre deste ano.

Além de Paraíso do Tocantins, os municípios de Couto Magalhães, Nova Rosalândia, Pequizeiro e, Projetos de Assentamentos na zona rural, são contemplados com a oferta de cursos de qualificação profissional. Neste ciclo, são ofertados os cursos de Agricultor Familiar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Cuidador Infantil, Padeiro, Programador de Dispositivos Móveis, Promotor de Vendas e Trabalhador Doméstico. Este ano, o campus Paraíso do Tocantins passou a oferecer cursos específicos do Programa Mulheres Mil junto às atividades do Pronatec. Os cursos de Cuidador Infantil e Trabalhador Doméstico são direcionados ao público feminino e destinados a garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade de mulheres carentes da região.

A aluna Valdelúcia Soares percebeu no curso de Padeiro a oportunidade de adquirir conhecimentos e conseguir uma ocupação. “Estou fazendo esse curso para me qualificar na área de panificação. Esse curso me trouxe oportunidade de aprendizado profissional e de obter experiência para conseguir um bom emprego” destacou.

O aluno David Batista, do curso de Programador de Dispositivos Móveis, ressalta as vantagens de se preparar para o mercado de trabalho através do programa. “É uma boa oportunidade de qualificação. A vantagem de se fazer o curso pelo Pronatec é porque o programa oferece condições de transporte, auxílio-alimentação, além de ser um curso gratuito. Com certeza é uma boa oportunidade para os jovens e para aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho” disse.

O campus Paraíso do Tocantins oferece também aos participantes material didático incluindo cadernos, lápis, caneta, régua, pendrive, bem como camiseta, chapéu, bolsa e squeeze, além de equipamentos para aulas práticas, auxílio estudantil, certificado de conclusão de curso e sala equipada para atendimento aos alunos, profissionais e comunidade. (Ascom Câmpus Paraíso)