Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Representantes de 45 prefeituras das regiões do Bico do Papagaio e Norte do Estado juntamente com a Secretaria da Agricultura e Pecuária e entidades envolvidas com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no Tocantins se reunirão nesta terça-feira, dia 3, para tratar das demandas existentes nos municípios. A reunião acontece a partir das 14 horas no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Palmas.

As informações a respeito do funcionamento do PNHR, como os critérios de financiamento, inscrição, seleção e classificação das famílias beneficiárias, os valores que estão disponíveis para financiamento, inclusão dos beneficiários no Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) e melhorias nas vias de acesso às propriedades rurais devem fazer parte da reunião.

Na última sexta-feira, dia 30, o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola reuniu-se com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Tocantins (Fetaet), Romão Vanderley, para tratar da implementação do PNHR no Tocantins. “Já estamos adiantados na interlocução com a entidade organizadora que é a Fetaet, responsável pela elaboração e planejamento do programa. Conversando com os municípios, passamos para a etapa de regularização e organização dos grupos de beneficiários, que será acompanhado pela entidade que também é responsável por acompanhar a contratação da empresa que vai executar os projetos”, explicou.

PNHR

O Programa Nacional de Habitação Rural tem como objetivo melhorar as condições de habitação do produtor rural, e assim possibilitar a fixação do homem no campo. Segundo o diretor da empresa Terra Viva, Hilário Gottselig, as casas de 46m² são construídas no valor de R$ 30 mil, sendo que o beneficiário só precisa reembolsar 4% do valor, o equivalente a quatro parcelas de R$ 305. “A nossa meta é atender 3.300 agricultores familiares tocantinenses de junho a dezembro de 2014, com a reforma e construção de unidades habitacionais. Mas estamos estruturados para atender até quatro mil”, comentou. (Ascom Seagro)