Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: ATN

A pavimentação da TO-126, de 21,12 quilômetros de extensão, é uma obra que vai entrar para a história da região do Bico do Papagaio, já que Maurilândia é o último município da região que não tem qualquer ligação com asfalto. O trecho vai ligar Itaguatins a Maurilândia e as obras já estão em andamento, com mais de 45% de terraplenagem e de drenagem concluídos. 

O investimento para pavimentação é de R$ 19,3 milhões, com financiamento do governo do Estado junto ao BNDES. Os municípios de Itaguatins e Maurilândia têm cerca de 9,4 mil habitantes, mas a pavimentação dessa estrada vai beneficiar ainda os moradores dos povoados de Ribeirão Grande e Folha Grossa, ambos de Tocantinópolis, além da Aldeia Indígena Girassol, da etnia Apinajé.

Para a prefeita de Maurilândia, Leoneide Conceição Sobreira, a expectativa da população é grande devido à dependência com os municípios vizinhos, onde estão as regionais representativas dos órgãos estaduais ou federais, comércio, hospitais e instituições bancárias. “Antes, ficávamos isolados. Maurilândia só tem dois acessos – por Tocantinópolis e por Itaguatins - ambos de estradas de chão. Com o asfalto, será uma oportunidade de viabilidade e agilidade, de trabalhar melhor, de desenvolver e progredir. É a mudança da nossa realidade, para melhor”, elogia.

Leoneide ressalta ainda que a pavimentação é a realização de um grande sonho não só para sua gestão, mas principalmente para a população. “Todo mundo está animado e muito feliz. Essa era uma obra muito sonhada. Só temos a agradecer ao governador [Sandoval Cardoso] que está nos ajudando a realizar esse sonho que vai beneficiar, não só nosso município, mas toda a região do Bico”, reforça.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Kaká Nogueira, serão beneficiados ainda, com esta obra, as agroindústrias, os pequenos agricultores e assentados da região do Bico do Papagaio. “São centenas de famílias que dependem diretamente das boas condições de tráfego. E é pensando em melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses que governo do Estado está trabalhando”, conclui. (ATN)