Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Chamar a atenção da população para a importância da preservação do meio ambiente e apresentar uma grande diversidade de produtos ecologicamente corretos são alguns dos objetivos do evento Praça da Sustentabilidade, que acontece na próxima quinta-feira, 05, no Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e acontece das 9 às 19 horas na Avenida JK, em frente ao Centro Administrativo Municipal.

No local estará exposto um cenário com árvores, jardim e lago, feitos com materiais recicláveis, além de materiais artísticos produzidos a partir de materiais reutilizados, feitos por alunos e pelas equipes dos Centros Municipais de Educação Infantil.

Estarão dispostos estandes com serviços oferecidos pelos parceiros do evento, como a Defesa Civil, a Guarda Ambiental, o Consórcio de Intermunicipal do Lago e a Associação Água Doce.

Na ala de resíduos sólidos, os visitantes poderão conferir o trabalho da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), o projeto EsSacola, da Associação de Artistas do Audiovisual do Tocantins (Avisto), que apresenta o reuso de faixas de anúncios para confecção das sacolas sustentáveis.

A empresa NS Coleta de Resíduos apresentará o trabalho de coleta e reutilização de resíduos eletrônicos e a ONG Ecoterra apresenta o projeto ReciclArte, que utiliza materiais recicláveis para a produção de arte e utensílios domésticos, com foco na redução, reutilização e reciclagem de materiais.

Já o Instituto Leão de Judá, mostrará aos visitantes as vassouras que produz utilizando garrafas pet. O projeto Ecoponto na Escola, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Idahra), apresentará os benefícios da reciclagem e como o projeto pode ser desenvolvido nas unidades escolares.

Durante todo o dia haverá a distribuição de mudas, mostra de filmes do Circuito Tela Verde e oficinas de materiais recicláveis.

Apresentações

A programação conta ainda com a participação da Companhia de Teatro Artefato, com a apresentação da peça “Dia de escoteiro”, às 12 e às 16 horas e com Tambores do Artefato, às 9 e 17 horas. O grupo de dança de rua Sombras do Hip Hop também participa do evento às 17 horas. (Secom Palmas)