Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira, 5, 22 pessoas suspeitas de desmatamento ilegal de mata nativa. De acordo com a PF, os investigados fraudavam documentos, como guias de autorizações estaduais para exploração de madeira. Entre os mandados de prisão,

Batizada de Metástase, a operação foi deflagrada hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Publico Federal.

A PF cumpre 48 mandados de prisão e 46 de busca e apreensão nos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e da Bahia. Cerca de 400 policiais participam da ação. 

A madeira irregular era usada para produção de carvão destinado ao abastecimento de fornos de indústrias siderúrgicas de Minas Gerais. Segundo a PF, os madeireiros ilegais agiam principalmente em áreas do Cerrado.

O nome da operação faz referência à forma como a organização atuava na exploração ilegal da madeira, como um câncer que se espalhou pelo Cerrado. O bioma é um dos mais ameaçados do País e considerado a savana mais rica do mundo. Com cerca de 204 milhões de hectares, já perdeu mais de 60% da sua vegetação original. (EBC)