Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), promove uma capacitação para formadores das redes municipal e estadual de ensino, sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. De Palmas, cerca de 11 professores da rede municipal de ensino estão participando da formação, realizada no campus da UFT, em Porto Nacional, até a próxima sexta-feira, 13. A formação conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). 

Com esta finalidade, esses 11 educadores multiplicadores irão repassar os conhecimentos em uma nova formação para cerca de 200 profissionais da Educação, do 1º ao 3º ano e professores de produção de texto. A capacitação será realizada nas dependências da Faculdade Católica do Tocantins, localizada na Avenida Teotônio Segurado, das 08 às 18 horas, na data prevista de 16 de junho. 

Conforme o Portal do MEC, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino fundamental. Em 2013, a Semed contou com a parceria da UnB, além do MEC. Nesta edição, a parceria foi firmada com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). (Secom Palmas)